domingo, 15 de maio de 2011

Como Ganhar Dinheiro Com Seu Blog – Programa de Afiliados KingHost

Hoje em minha opinião, se você quer mesmo levar um blog a sério e blogar para ganhar dinheiro, ter controle sobre textos, imagens, sem se preocupar em algum arquivo ser deletado, é indispensável você usar o WordPress. E ele necessita de uma hospedagem, não qualquer hospedagem uma boa hospedagem, assim seu site vai ficar sempre online etc… Etc e tal…
Pois bem, vou indicar para vocês (eu redator do Quero Criar um Blog) a melhor hospedagem brasileira em minha opinião, a Kinghost: A King Host  é uma das empresas de hospedagem que mais se destacam no cenário da hospedagem de sites no Brasil, e uma de suas caraterísticas que não poderia passar despercebida é seu sistema de afiliados, com grandes possibilidades de ganhar dinheiro oferecendo os seus produtos em seu site ou blog.
Ou seja, além de você ter seu blog/site lá hospedado por um preço camarada, ainda pode ganhar dinheiro com o sistema de afiliados deles, e é isso que estamos fazendo neste momento, recomendamos a vocês a hospedagem Kinhost.

As possibilidades de ganhar dinheiro oferecendo serviços de hospedagem a um preço camarada aumentam para quem é blogueiro, pois pode passar as suas experiências em usar os serviços das empresa aos seus leitores, aumentando as chances de conversão de assinaturas.
Cada indicação dos serviços da empresa valem 10% em comissões que a seu critério, podem ser divididas entre você e os assinantes.

A sua parte dos ganhos pode ser usada para pagar por serviços na empresa ou ser solicitados depósitos em conta bancária.
Na King Host você pode montar seu plano de revenda de hospedagens e ganhar uma grana instalando blogs em WordPress.org, Joomla, Magento entre outros. Mas isso é assunto para outro post.
Programa de Afiliados da KingHost – http://www.kinghost.com.br/

Pixazza, programa de afiliados para imagens no seu blog

Pensando isso e buscando ajudar a blogueiros que estejam nessa situação ou que queiram aumentar os ganhos com seu blog utilizando outros programas de afiliados, resolvi começar a escrever artigos sobre programas de afiliados aqui no DPP e pra começar vou falar do Pixazza. O programa de afiliados Pixazza é também chamado de “Adsense for Images”. O TechCrunch fez uma análise do serviço em Março desse ano, que me deixou animado em fazer alguns testes com ele, mesmo que nesse momento não tenha um blog que trabalhe mais com imagens que textos, mas vou testar assim mesmo.
O Google é uma das empresas que estão investindo no Pixazza, e uma dúvida me surgiu, será que isso seria uma violação do regulamento do Google Adsense, em alguma parte? Procurei por uma resposta e a achei no fórum do Adsense (em inglês) por um funcionário do Google AdSensePro Chris’s. Ele afirma que utilizar o Google Adsense juntamente com o Pixazza não fere nenhuma parte do regulamento do Adsense, veja a discussão aqui.
Abaixo segue como fazer seu cadastro e submeter para análise.
ganhar dinheiro, pixazza, google, adsense, blog
Para fazer seu cadastro siga os passos abaixo:
  1. Acesse https://www.pixazza.com/apply/publisher/
  2. Preencha os dados solicitados no formulário e selecione “Yes, I agree to the Terms of Service” e clique em Continue
  3. Na próxima tela preencha os dados relativos a seu blog, o tipo de publicidade que deseja implementar e seus dados financeiros e endereço e clique em Continue
  4. Na próxima tela clique em Continue
  5. Será gerado o código Javascript para inserir em seu blog, basta inserir esse código antes da tag </body> de seu template
  6. Clique em Get Started
Agora é necessário aguardar que as imagens de seu blog sejam analisadas, se tudo estiver correto os anúncios começam a ser exibidos. Segundo o Pixazza isso pode levar em torno de 3 dias úteis. Como criei minha conta nesse momento, fazendo o tutorial, ainda não tenho dados para analisar, mas assim que tiver uma impressão sobre o Pixazza publico aqui no DPP. Confira abaixo uma imagem no blog Puto Geek, com a divulgação do Pixazza aparecendo.
ganhar dinheiro, pixazza, imagens
E você, já conhecia o Pixazza, tem algo a acrescentar ao artigo. Deixe sua impressão nos comentários!

Como colocar blocos do adsense abaixo do título do artigo

O Google Adsense é, sem dúvida, o programa de afiliados  mais utilizado em blogs. E, na minha opinião, o que tem um rendimento maior. Mas isso não quer dizer que colocar blocos de anúncios do Adsense no blog será um sucesso. Vários fatores colaboram para um bom rendimento com o Adsense. Um deles é o número de visitantes que passam pelo seu blog. O outro é o posicionamento correto dos blocos de anúncio. E o melhor lugar, pelo menos em meus blogs, é logo abaixo do título do artigo.
Para fazer isso será necessário incluir o código diretamente no template. Se você ainda não tem uma conta no Adsense, leia o artigo Google Adsense: como criar sua conta e rentabilizar seu blog que escrevi no GF Soluções e depois continue lendo esse artigo. Se você já possui vamos em frente.
Procurando uma maneira simples de fazer esse procedimento acabei encontrando a melhor maneira no artigo como colocar anuncios do adsense entre o título e o post no blogspot. Se o seu blog é na plataforma WordPress.org, você pode utilizar o excelente plugin WhydoWork. Basta seguir os procedimentos descritos no artigo e seu anúncio irá aparecer entre o título e o conteúdo de seu artigo. Estamos tendo bons resultados aqui no DPP, espero que possam lhe ajudar também em seu blog.
  
ebook, ganhar dinheiro, google adsense, blogs

Como colocar anúncios do Google no Blogger / Blogspot

Já ensinei aqui no DPP como colocar anúncios do Google Adsense abaixo do título do artigo  no Blogspot, que na minha opinião é o melhor lugar para se colocar um anúncio num blog. Mas algumas pessoas tem tido problemas para inserir os códigos do Adsense, o problema é que o Blogger interpreta algumas tags que não deveria e bagunça o código não sendo possível assim que o bloco de anúncios apareça em seu blog. Resolver esse problema não é difícil, já falei sobre isso no artigo citado acima e indiquei um tutorial no site ATI&D que resolve o problema.
adsense, blogspot, ganhar dinheiro

Mas alguns amigos leitores estão tendo dificuldades mesmo assim, então fui em busca de uma ferramenta que pudesse facilitar a tarefa e encontrei o Parse HTML uma ferramenta do site Blogcrowds. A função dele é “transformar” o código adsense para que você possa colocá-lo no Blogger. É muito simples, basta abrir o site e colar o bloco de anúncio que deseja na caixa Parse HTML e clicar em Parse. Agora copie esse código e siga os passos do artigo que escrevi sobre inserir o Google Adsense no Blogger. Até a próxima!

Ganhe dinheiro com anúncios de cursos em seu blog

A melhor forma de um blogueiro ganhar dinheiro logo no começo com um blog é através dos chamados programas de afiliados. Desses, o mais conhecido e popular com certeza é o Google Adsense (pelo menos aqui no Brasil). Outro muito conhecido e utilizado é o Hotwords.
Mas hoje chamo a atenção dos amigos blogueiros para o programa de afiliados do Cursos 24 Horas. A empresa oferece cursos a baixo custo, a partir de R$20,00, com qualidade. Para o afiliado, ou seja, para nós que temos blogs, a empresa oferece 25% de comissão, a mais alta que já vi até o momento.
cursos 24 horas, ganhar dinheiro, blogs
Você ainda pode ganhar indicando outros afiliados, no caso você tem uma comissão de 30% sobre o lucro dos afiliados que se cadastrarem através de seu link (não afeta a comissão de 25% do afiliado).
Comecei a alguns dias a colocar anúncios em meus blogs, e apesar do período de carnaval consegui, até esse momento, arrecadar R$86,25, tendo 34 alunos cadastrados (nem todos efetuaram o pagamento ainda). Como os cursos são de baixo custo, atraem pessoas que querem fazer um curso de qualidade, com certificado, para se qualificar para o mercado de trabalho.Recomendo que façam um teste. Mas antes leiam com calma o regulamento, procurem outros blogueiros que estão utilizando e só depois tomem a decisão de entrar ou não no programa de afiliados.

Começando a monetizar o blog com Google Adsense

Hoje comecei a monetizar o blog com o Google Adsense. Não vou dizer que foi fácil colocar os anúncios como eu queria. A minha experiência com o Adsense me ensinou que dois ótimos lugares para colocar blocos de anúncio são o header do blog, logo abaixo do menu e o espaço entre o título e o início do texto do artigo.
Segui a dica do Criar Blog  para colocar o bloco de anúncios no Blogger / Blogspot  e quando já estava desistindo consegui fazer aparecer o bloco de anúncios entre o título e o texto. Mas tive que desconsiderar a parte da tabela e alinhamento que ele ensina. O que fiz foi pegar o código adsense, modificar o que ele falou e colocar no template. Não quer dizer que ele ensinou errado, apenas não funcionou em meu template. Tente também e me conte o resultado nos comentários. Agora vamos esperar e ver os resultados nos próximos dias.

É o momento de começar a monetizar o blog?

Já escrevi alguns artigos no GF Soluções mostrando como tornar seu blog popular, como checar a popularidade de seu blog e demonstrando como a internet pode impedir o sucesso de seu blog. Se você ainda não leu esses artigos aconselho que leia antes de continuar a ler esse.

Desde que iniciei esse projeto ( no início de Fevereiro/2009), resolvi só colocar alguma publicidade quando chegasse ao número de, no mínimo, 500 pageviews por dia. Pois bem, essa semana comecei a me aproximar dessa meta, então é o momento de começar a me movimentar para monetizar o blog assim que alcançar o objetivo. E se você está acompanhando o projeto desde o início pode ser o seu momento também de começar a pesquisar sobre monetização de blogs. No final do post deixarei alguns links interessantes sobre esse tema.
Bom, como eu já possuo outros blogs que são rentabilizados já sei quais sistemas irei utilizar aqui para começo de rentabilização. Irei utilizar o Hotwords e o Google Adsense. Se você ainda não possui contas nesses serviços leia esse artigo sobre como ganhar dinheiro com o hotwords em seu blog e esse de como criar uma conta no Google Adsense.

Como ganhar mil dólares por mês com um blog – a série

Muitas dúvidas e mitos surgem quando o assunto é “ganhar dinheiro com blogs“. Por vezes os que escrevem artigos dizendo que ganham dinheiro com blogs são mau interpretados e até considerados mentirosos. E outras vezes muitos que escrevem sobre programas de afiliados  que geram “fortuna” na verdade estão atrás de pessoas que se cadastrem no serviço, pois eles ganham por indicação
ganhar dinheiro com blogsSe procurar por “programa de afiliados” no Google hoje, irá encontrar mais de 770.000 artigos sobre o assunto. Então muito cuidado com o que lê. Nem tudo na internet é verdade! Baseado nisso, nos contratempos que passei no início ao tentar utilizar vários programas de afiliados, e nesses mais de 2 anos como blogueiro, resolvi escrever uma série de artigos sobre como estou fazendo para ganhar em torno de mil dólares por mês com meus blogs, incluindo o DPP, somente com o Google Adsense.
Apesar de utilizar outros programas de afiliados, como o Hotwords e mais recentemente a NetAffiliation (ainda em testes), esse valor é somente com o Google Adsense, que é o programa de afiliados número 1, na minha opinião, para qualquer tipo de blog.
.

Como usar o FeedBurner no Tumblr

Muitos leitores gostam de acompanhar seus blogs favoritos através de leitores de feeds ou por e-mail. Por isso, hoje vamos ver como configurar e usar o FeedBurner no Tumblr.




Quem tem um blog, independente da plataforma, e busca atrair e fidelizar leitores, não pode deixar de oferecer a opção do leitor poder acompanhá-lo através de feeds, seja ele por e-mail ou através de leitores eletrônicos, como o Google Reader ou outros. No Tumblr também é possível fazer esse procedimento, que é muito simples. Vou mostrar como configurá-lo no FeedBurner, tido como o melhor serviço desse segmento:
  1. Acesse a página do FeedBurner. O cadastro pode ser feito com a mesma conta do Gmail, Orkut, Blogger ou qualquer outro serviço do Google. Não se esqueça de escolher a opção em português, pra ficar mais fácil de configurar.
  2. No campo Queime um feed agora mesmo, preencha o endereço de feed padrão do Tumblr, que é http://NOMEDOSEUBLOG.tumblr.com/rss (note que se por caso você digitar o endereço padrão no seu navegador, ele não funcionará, mas não se preocupe). Depois disso, clique em Próximo.
  3. Aparecerá uma tela (dessa vez em inglês) em que você poderá editar o nome e o link dos feeds. Em Feed Title, coloque o nome do seu blog. Em Feed Adress  o nome para o endereço. Recomendo colocar o nome do blog também pra ficar fácil a identificação.
  4. Pronto. Com o feed concluído, copie o endereço dele e entre no seu Tumblr. Vá em Customize e escolha a aba Services. Cole o endereço do feed no campo indicado com o símbolo do FeedBurner e salve.
  5. Se por acaso não aparecer um link para o feed na página do seu Tumblr, ainda em Customize selecione a aba Appearance e marque a opção Show RSS Link.

Tumblr cria seu próprio botão de compartilhamento

A exemplo de redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut, o Tumblr anunciou nessa última segunda-feira em seu blog o seu próprio botão de compartilhamento.

Segundo o blog da plataforma, é possível personalizá-lo para que o leitor decida como quer compartilhar o conteúdo, se quer que ele aparece como um link, citação, imagem ou vídeo.
O botão, que tem diferentes tipos, pode ser usado em qualquer plataforma. Clique nesse link  pra visualizar os códigos. O primeiro você deve colar logo acima da tag </body>  do seu blog. Já o segundo você pode escolher. Se você possui blog no Blogger, por exemplo, cole o segundo código abaixo de <div class=’post-header-line-1′> se você quiser que o botão apareça logo abaixo do título do artigo, ou cole abaixo de <div class=’post-footer’> se você quiser que o botão apareça no rodapé do artigo.

Como colocar um botão de compartilhamento no Tumblr

Postar no Tumblr é muito simples, não exige um tutorial. Então hoje eu vou mostar como é possível colocar botões de compartilhamento nas postagens do Tumblr.

Vou dar aqui duas opções de botões que dão suporte a vários agregadores; o brasileiro SoBoo e o gringo AddThis. No SoBoo é preciso fazer um cadastro. Depois disso escolha o modelo e os serviços que você queira que estejam no botão. Já no AddThis o cadastro é opcional, mas acho importante fazer, até pra ter acesso aos dados estatísticos. Dá pra fazer cadastro com uma conta do Facebook ou do Google. Depois você clica em Get AddThis, e escolhe o modelo do botão e a plataforma que será usada, no caso, o Tumblr. É importante que você escolha a plataforma Tumblr porque automaticamente o serviço inclui um botão de reblog do Tumblr.
Independente da sua escolha, é hora de copiar o código e colar no Tumblr:
  1. Vá em customize, e depois clique em theme. Se aparecer a galeria de temas, clique em Use custom HTML que fica na parte inferior da janela.
  2. Dê um Ctrl+F no seu navegador e digite esse código na barra: {/block:Posts}
  3. Vá na página do botão que você escolheu, copie o código dele e cole-o exatamente acima do código do ítem 2.
  4. Clique em Update Preview. Se estiver tudo certo, salve.
Pronto, agora os leitores poderão compartilhar de maneira simples suas postagens. Uma maneira eficiente de espalhar seu conteúdo pela internet de forma natural.

Como personalizar seu blog no Tumblr

Em qualquer plataforma, a primeira coisa importante a se fazer é dar um visual ao seu blog, torná-lo personalizado, pra que ele tenha a sua cara. Isso cria uma identidade. Por isso, hoje vamos ver como é simples e prático personalizar seu blog no Tumblr, pra que ele fique amigável, e atraia a atenção dos visitantes.
Indo direto ao assunto, faça o login da sua conta no Tumblr. Ao lado direito, você verá um link chamado customize. Clique nele. Você se deparará com uma tela mais ou menos assim (clique na imagem pra ampliar, se preferir):



O template que estou usando nesse artigo é o do meu blog Lugar Com J, mas os links da barra cinza, na parte de cima, aparecem assim em quaisquer templates. Pra ficar fácil, vamos dividir por etapas a customização:

1-Info
Seguindo da esquerda pra direita, temos essa aba. Clicando nela, teremos:
  • Title, onde colocamos o título do blog;
  • Description, onde colocamos a descrição do blog ou sua própria bio. Aparece também entre parenteses or HTML and widgets. Por enquanto não atente à isso. Veremos com mais calma sobre isso em outros artigos.
  • Portrait Photo, onde pode ser seu avatar ou uma imagem qualquer;
  • URL, onde você escolherá o endereço do seu blog. Você pode trocar futuramente, caso se arrependa da escolha.
No quadro abaixo de URL, você verá um use a custom domain name. Se você já possui um endereço personalizado, preencha ali.

2-Theme
Nessa aba você poderá escolher seu template. Na galeria, alguns são pagos e outros são gratuitos. Em Browse more themes, aparecerá uma página com mais templates, e em Use custom HTML você tem acesso aos códigos HTML e CSS do seu blog. Personalizações nessa parte de códigos nós veremos em outros artigos em breve.

3-Appearance
Essa parte é onde você modifica a aparência visual do seu blog. É possível personalizar cores de fundo, dos links, do texto, do título do blog e dos artigos. Note que, dependendo do template, aparece um item chamado inset. Isso refe-se ao fundo do cabeçalho do blog.
Ainda nessa aba, é possível também escolher quais links queremos mostrar na barra de navegação acima do cabeçalho (em alguns templates, eles aparecerão abaixo do cabeçalho ou na barra lateral), e personalizar com imagens o fundo, o cabeçalho e o título do blog.

4-Pages
Caso você queira criar páginas estáticas, utilize essa aba. Os links das páginas aparecerão junto com os outros links padrão na barra de navegação.

5-Services
Nos dois primeiros quadros dessa aba aparecem os logos do Facebook e do Twitter. Se você quiser que suas postagens do Tumblr sejam compartilhadas automaticamente nessas redes sociais, cadastre-se alí com os seus perfis.
No quadro Feedburner, você pode criar o feed do seu blog nesta plataforma, e disponibilizar aos seus leitores do Tumblr. Veremos isso com mais calma futuramente.
Já no quadro abaixo, você pode importar feeds. Se você tem um outro blog, por exemplo, e quiser que eles apareçam no seu Tumblr, pegue o endereço do feed e cole na barra. Veremos isso também numa outra ocasião.

6-Community
Nessa aba você configura se quer mostrar no seu blog quem reblogou seus artigos, se quer por um link de perguntas (ask me), entre outras coisas.

7-Advanced
Nessa última aba, as coisas mais importantes são o horário da sua região, quantos artigos por página você quer que apareçam, opção de optimização de visualização para celulares e como você quer que sejam abertos os links, entre outras coisas que veremos em breve.
Depois de configurar, você pode clicar em save, caso não queira sair da página, ou save+close, caso queira voltar pra dashboard. Se não gostou de alguma configuração, clique em cancel.
Enfim, essa é a personalização básica de um blog no Tumblr. Pode parecer complicado a princípio mas, apesar de não haver versão em português, é bastante prática e intuitiva a customização.  Algumas coisas eu preferi deixar pra explicar nos próximos artigos porque exigem uma maior atenção. Mesmo assim, se você tiver alguma dúvida, deixe-a  nos comentários.

O que é Tumblr – primeiros passos

Você já deve ter ouvido ou lido esse nome em algum lugar, e provavelmente se perguntou: o que é Tumblr? Pois saiba de antemão que essa plataforma estranha à primeira vista e de nome esquisito já conta com quase 2 milhões de usuários brasileiros, e pode ajudar seu blog a conquistar mais visitantes, melhorando seu SEO e abrangendo mais conteúdo aos seus leitores.



Uns definem o Tumblr (pronuncia-se tchambler ou tâmbler, meio abrasileirado) como um meio termo entre WordPress e Twitter. Outros acham um mix de Blogger e Facebook. Se a gente analisar, faz sentido essas comparações, pois o Tumblr permite criar texto como  o WordPress ou Blogger, e rebloggar, semelhante ao retweet, além de simplesmente curtir artigos, semelhante ao Facebook. O diferencial é que você faz isso em um só lugar.
  • Criando uma conta
Pra começar a experimentar a plataforma, crie uma conta através de um e-mail válido. Ao acessar o Tumblr, você se depara com o espaço pra inserí-lo, além de escolher senha e a URL que você queira usar no seu blog. Você receberá uma mensagem na sua caixa postal, onde a plataforma irá disponibilizar alguns links de informações e um endereço de e-mail exclusivo, caso você queira postar artigos via celular ou mensagem de e-mail.
  • Dashboard
O dashboard  é a sua página de gerenciamento principal. Infelizmente não tem versão, pelo menos ainda, em nosso bom português, mas a navegação é bastante intuitiva. Olha um exemplo:
 
Na parte de cima, ao lado do meu avatar, são as opções de posts. Dá pra publicar textos, fotos, fazer uma citação, compartilhar links, fazer um bate-papo, postar música ou vídeo. Abaixo, aparece as atualizações das pessoas que sigo. Ao lado direito, há alguns outros links. Os mais importantes são o número de seguidores e seguidos, mensagens, drafts e customize, que é onde você edita muitas coisas da sua página do Tumblr.
  • Customize
Essa é a parte onde se edita as configurações visuais e de comandos da sua página do blog do seu Tumblr. Ela se apresenta mais ou menos assim:




Na parte superior há comandos simples, onde se pode adicionar páginas estáticas, alterar e editar templates, integrar Twitter e Facebook ao Tumblr, editar título e descrição do blog, criar páginas estáticas e incluir seus links na página principal, entre outras coisas. Tudo oferecido de uma maneira bem simples e rápida de editar.
Enfim, essa foi apenas uma apresentação básica do Tumblr. Nos próximos artigos, vamos aprender como postar, como customizar, interagir com outros tumblrs, como usá-lo pra divulgar seu blog principal, instalar botões de compartilhamento, monitoramento pelo Google Analytics, entre outras muitas coisas. Você verá como é fácil trabalhar com a plataforma, e verá também como ela é viciante.

Como colocar o Google Analytics no Blogspot

No artigo anterior ensinei como criar uma conta no Google Analytics. Mas só isso não é suficiente, é necessário que você coloque o código no template de seu blog para que ele funcione e comece a monitorar os acessos a seu blog.
Nesse artigo vou ensinar como colocar o código do Google Analytics no Blogger, para que você possa começar a usufruir dos benefícios de ter um sistema que monitora seu blog e lhe dá estatísticas e relatórios completos de quem visita seu blog, de onde as visitas vem e quais as palavras-chave mais utilizadas, entre muitas outras funcionalidades.
google, blogspot, analytics, estatisticas
Basta seguir os passos para colocar o código do Google Analytics em seu blog:
  1. Continuando de onde paramos no artigo anterior, copie o código gerado. Se você tiver fechado a página acesse novamente o Google Analytics e clique em Edit ou Editar na frente do domínio de seu blog. Na próxima página clique em Check Status e pronto, o código aparecerá
  2. Abra a área administrativa de seu blog em www.blogger.com
  3. Vá em Design – Editar HTML e localize a tecla /body e cole o código imediatamente antes dela
  4. Agora clique em Salvar modelo e pronto, o Google Analytics irá começar a monitorar seu blog nas próximas horas
Agora basta aguardar alguns dias e você já terá dados que poderão lhe ajudar a alcançar os objetivos com seu blog.
Fique atento, assine os feeds e siga o Twitter do DPP, pois no próximo artigo da série Blog Profissional vou falar justamente sobre como utilizar o Google Analytics pra melhorar seu blog, mostrando como a ferramenta pode lhe ajudar a identificar o que fazer para melhorar seu blog e aumentar as visitas.

Produza conteúdo de qualidade para seu blog profissional

Continuando a série de artigos sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, hoje vou falar sobre o conteúdo do blog. Se o seu blog é um blog profissional, você precisa escrever conteúdo de qualidade, não importando o nicho no qual esteja inserido.
conteudorelevante

Como produzir conteúdo de qualidade para um blog profissional

O primeiro passo para escrever conteúdo de qualidade num blog profissional é entender do assunto, do nicho ao qual seu blog está inserido.
Você pode se enganar (pensando que pode enganar seus leitores), mas os leitores saberão logo se o que você está falando é com conhecimento do assunto, ou é apenas um Control + C, Control + V de algum conteúdo publicado por outros autor.
Mas somente entender do assunto não é o suficiente. A concorrência é grande e você precisa cativar seus leitores. Uma das melhores maneiras para isso é criar conteúdo relevante, ou seja, criar artigos que contenham os assuntos mais importantes para seu nicho. Aos poucos seu blog pode se tornar uma referência no assunto, o que não é fácil, mas se você se dedicar ao blog e ao assunto isso pode se tornar realidade.

Cuidado com os erros de português

Não importa de qual assunto seu blog trate, se você está utilizando a Língua Portuguesa precisa tomar cuidado com os erros de português. Uma boa maneira de evitá-los é utilizando um corretor ortográfico, ou um dicionário, outro é se aperfeiçoar no português, fazendo um curso online.
Claro que todos podemos errar no português, mas o que você precisa evitar é os erros que irritam as pessoas, como falta de acentos, falta de pontuação (dificulta muito a leitura, a torna cansativa para o cérebro humano) e o miguxês, esse deve ser evitado, ninguém leva um blog a sério com esse “estilo de escrita”.

O que fazer com o blog no período de férias?

Os últimos dias do ano e o mês de Janeiro são difíceis para qualquer área, inclusive para um blog. Nesse artigo vou falar para aqueles que tem, ou pretendem ter, um blog profissional, e que estão acompanhando a série de artigos “Como criar um blog profissional” sobre o que fazer com o blog no período de férias.
Para a grande maioria dos blogs, principalmente os que já estão há algum tempo na ativa, o volume de visitas mensais irá cair muito nesse período em que parece que o Brasil tira férias. Mas é possível conquistar novos posicionamentos nos mecanismos de busca e novos visitantes que ainda não conhecem seu blog, tudo depende da estratégia que irá adotar. O importante na internet é sempre pensar e traçar estratégias pensando no futuro.
Você pode aproveitar esse período de várias maneiras, vou citar algumas:
  1. Reformular o layout do blog
  2. Reescrever os artigos antigos, buscando melhorar, ou assegurar, o posicionamento nos mecanismos de busca
  3. Escrever novos artigos sobre assuntos relevantes para o nicho de seu blog e conquistar posições importantes no Google

feriasblog

Como aproveitar o período de férias para conquistar o nicho de seu blog

O que você precisa entender é que seu blog profissional pode se aproveitar desse período, onde as visitas diminuem, para crescer. Mas como assim? Crescer quando as visitas diminuem? Isso mesmo!
Geralmente os blogueiros que já dominam o nicho de seu blog irão ficar desanimados com a queda nas visitas e irão “aproveitar” para tirar férias também (já começaram a aparecer os artigos explicando que o blog irá “entrar de férias”), ou pelo menos diminuir a frequência dos artigos. Esse é o momento de você aproveitar para estabelecer seu blog no nicho ao qual ele pertence.

Segue uma relação de tarefas que você pode executar para levar vantagem sobre os blogueiros que irão tirar férias nesse período:
  • Pesquise assuntos que estão em alta nesse período (você pode utilizar o Google Adwords para isso) e que estão relacionados com o nicho de seu blog. Procure escrever sobre esses assuntos, mostrar o seu conhecimento sobre o assunto. Você pode ganhar destaque e conquistar espaço entre os leitores dos blogs que dominam o nicho e se encontram em férias. 
  • Procure fidelizar os leitores que não estão de “férias”. Escreva um artigo sobre Feeds, o que são, como utilizar e como assinar os feeds de seu blog. Nesse período você pode conquistar novos assinantes de feeds para seu blog.
  • Procure aumentar o número de seguidores no twitter, pode seguir a mesma dica dos feeds, escreva um artigo sobre o que é o twitter e como seguir seu perfil. Coloque também um ícone com seu twitter em destaque no blog para atrair seguidores. 
  • Crie perfis nas redes sociais de divulgação de blogs como diHITT, Rec6, do Melhor e outras. Divulgue seus artigos mas aproveite também para se apresentar a blogosfera, dizer quem você é e conquistar mais que visitas, conquistar amigos.
  • E você, o que pensa em fazer para ganhar espaço na blogosfera nesse período de férias? Deixe sua ideia nos comentários, compartilhe seu conhecimento!

Como escolher um assunto para um blog de nicho

Continuando a falar sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, nesse artigo vou falar sobre o que é um blog de nicho e como escolher o assunto para criar um blog de nicho. Se você ainda não leu o artigo Como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot recomendo que leia primeiro esse artigo, já que o assunto que vou tratar aqui é uma sequência do assunto abordado nesse primeiro artigo.
blog, nicho,
Como disse no último artigo, o primeiro passo para criar um blog profissional é definir um nicho para seu blog. Algumas perguntas podem lhe ajudar nesse momento, mas você terá que formular outras relacionadas diretamente com o assunto mais amplo que já domina e criar seu blog de nicho baseado nas respostas.
  1. Qual o assunto que entendo o suficiente para escrever sobre ele?
  2. Qual o público alvo desse assunto?
  3. Quais os principais nichos desse assunto?
  4. Existe público alvo para esse nicho?
  5. Existem blogs tratando desse assunto?
  6. Quais os primeiros artigos que vou escrever?

1. Qual o assunto que entendo o suficiente para escrever sobre ele?

Para definir qual o nicho que seu blog deverá atuar, responda essa pergunta. Não crie um blog de nicho sobre um assunto que você não entende. Um blog de nicho precisa explorar um assunto em específico. Precisa tratar do assunto com propriedade e para isso o autor precisa conhecer muito do assunto.
Nesse exemplo vamos imaginar que o autor do blog é perito em carros. Então o assunto do blog será carros. Nos próximos tópicos vamos evoluir a ideia.

2. Qual o público alvo desse assunto?

Para responder essa pergunta você terá que fazer uma pesquisa e determinar se existe público alvo para esse assunto (no nosso exemplo carros), descobrir as palavras chave mais procuradas e quanto elas são procuradas (o que lhe dará uma noção de seu público alvo). Para isso poderá utilizar ferramentas de palavras chave, como a que o Google Adwords possui.
Se não conhece essa ferramenta leia o artigo Keyword Tool – Ferramenta para palavras chave escrito pelo Marcos Lemos no Ferramentas Blog. Se já conhece utilize-a para encontrar o público alvo desse assunto.
Leia no artigo abaixo um exemplo prático de como desenvolver um assunto específico para um nicho e quantificar seu público alvo.

Vou utilizar o exemplo do artigo citado acima. Procuramos o público alvo para carros, que sempre ouvimos falar que é uma paixão do brasileiro. Veja o resultado da busca abaixo.
carros
Constatamos que realmente a palavra chave carros é muito procurada, então temos um ótimo público alvo para esse assunto. Mas ainda não temos um assunto específico o bastante para um blog de nicho. Vamos resolver isso no próximo tópico.

3. Quais os principais nichos desse assunto? Existe possibilidade de definir um nicho de mercado ainda mais específico?

Dentro desse assunto outras palavras chave que podemos utilizar para encontrar os principais nichos desse mercado são a marca das principais montadoras do Brasil, fiat, volkswagen, ford e chevrolet. Fazemos uma procura e descobrimos que todos são bem procurados no Brasil.
Então definimos como principais nichos desse assunto as palavras chave fiat, volkswagen, ford e chevrolet, mas queremos ser ainda mais específicos. Como definir agora?

Essa dica pode variar de nicho para nicho. Aqui vamos supor que o autor do blog possui um carro da fiat (na verdade ele sempre teve carros da fiat), então ele entende mais dessa marca de carro. O blog de nicho irá abordar carros da marca fiat. Mais ainda é um nicho pouco específico. Então ele está pensando em comprar um “novo uno” e pensa em contar sua história nesse blog, desde os passos necessários para adquirir o carro até o dia-a-dia dele com o veículo.
Vamos escolher a palavra chave uno para trabalhar, já que ela tem uma boa quantidade de pesquisas e ainda é um termo específico dentro de “fiat” que tem ainda mais pesquisas. Já é um nicho dentro de outro nicho.
novouno
Ao pesquisar somente pela palavra “uno” vemos que ainda é um assunto muito procurado e não é essa generalização que queremos em um blog de nicho. Quem procura “uno” pode não estar procurando pelo novo uno e sim pelo antigo então ele entrará e sairá do blog sem ler nossos artigos, será uma visita puramente estatística.
Vamos então procurar um termo mais específico ainda, “novo uno”. Vamos então pesquisar pela palavra chave “novo uno” somente. Veja o resultado.
novouno
Chegamos agora a um assunto bem específico, com a palavra chave “novo uno”. Ela tem um ótimo volume de pesquisas mensais e é um assunto bem específico. Mas dependendo de meu conhecimento no assunto maior “carros”, eu posso ainda trabalhar mais com essa palavra chave, mas por enquanto, para nosso exemplo, está ótimo.
Então, respondendo a pergunta 3, quais os principais nichos desse assunto, no caso “novo uno”? Vamos relacionar as palavras chave que encontramos:
  • uno
  • novo uno
  • fiat uno
  • novo fiat uno
  • novo uno 2010
  • fiat uno
  • fiat novo uno

4. Existe público alvo para esse nicho?

Essa pergunta é respondida através das pesquisas por palavras chave que fizemos. Sim, existe público alvo para o nicho “novo uno”. Esse nicho possui um grande volume de pesquisas, mas isso não quer dizer que todo nicho de mercado precisa ter tanta procura. Alguns terão uma procura menor mas poderão ser tão rentáveis quanto esse. Não é somente dessa maneira que é medido a rentabilidade de um nicho de mercado.

5. Existem blogs tratando desse assunto?

Essa fase é muito importante. Procure no Blog Search do Google (http://blogsearch.google.com) se existem blogs tratando desse assunto. Se sim leia os artigos mais lidos deles e analise principalmente os comentários. Você acha que consegue fazer melhor? Tomara que sim ou não conseguirá seu espaço nesse nicho de mercado.
Se não existirem blogs para esse nicho de mercado não considere isso uma boa notícia em sua totalidade. Tanto pode ser uma boa notícia quanto uma péssima notícia. Isso pode sinalizar que esse nicho é muito difícil de se manter. Analise essa questão com calma.

6. Quais os primeiros artigos que vou escrever?

Defina agora os primeiros artigos que irá escrever no seu blog de nicho sobre o “novo uno”. Você pode definir vários artigos baseado no que leu nos blogs do nicho. Como assim? Lendo os artigos e principalmente, os comentários, você conhecerá as principais dúvidas dos leitores, do público alvo desse nicho e poderá começar escrevendo justamente artigos que tirem essas dúvidas.
Outra dica é começar pela palavra chave maior, no nosso caso, fiat e depois ir para as outras palavras chave (uno, fiat uno) até chegar a palavra chave do nicho (novo uno). Algumas sugestões de artigos devem ser anotadas e depois trabalhadas. Seguem alguns temas:
  • Como surgiu a Fiat (história da empresa)
  • Como surgiu o Fiat Uno (história do carro)
  • Como surgiu o Novo Uno
  • Quais as principais diferenças entre o Fiat Uno e o Novo Uno

Como escolher um domínio próprio para seu blog profissional

Continuando a série de artigos sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, hoje vou falar sobre como escolher um domínio próprio para seu blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, ou seja, registrar um domínio .com ou .net ou .com.br para seu blog. Exemplo aqui do Dicas-Passo-a-Passo, http://dicas-passo-a-passo.blogspot. e ainda estamos hospedados no Blogger / Blogspot. Esse é um domínio próprio.
Já falei sobre o que é um blog profissional e como criar um blog profissional. Se você ainda não leu esses artigos, sugiro que clique nos links e leia antes de continuar, pois estou seguindo uma sequência e você pode se sentir perdido começando por esse artigo.
como escolher dominio proprio
Crédito imagem: www.pixmac.com.br

Como escolher um domínio para seu blog profissional

Depois que você já definiu o nicho de seu blog profissional, definir o domínio pode ser uma tarefa mais simples, pelo menos em teoria. Antes de definir o domínio de seu blog profissional é necessário ficar bem claro alguns pontos sobre o domínio que será registrado:
  • Ele deve, preferencialmente, conter a principal palavra chave de seu nicho
  • Ele deve ser fácil de ser lembrado pelo visitante
  • Ele deve agradar a você, antes de tudo
  • Não existe diferença quanto a extensão (.com .com.br .net), mas o interessante é que, se estiver disponível, registre pelo menos essas três extensões para evitar concorrência com esse domínio
Para definir o domínio próprio de seu blog profissional você pode, e deve, utilizar a mesma técnica utilizada para definir o nicho de seu blog. Tomando o exemplo do nicho “novo uno”, que foi nossa principal palavra chave, o próximo passo é descobrir se esse domínio está disponível para registro. Para isso podemos utilizar qualquer ferramenta de registro de domínios na internet. Nesse exemplo vou utilizar a ferramenta do UOL Host em https://dominios.uol.com.br/indexb.html
uolhost
Como mostrado na imagem acima, basta digitar o domínio desejado, escolher entre as extensões disponíveis (deixe todas marcadas) e clicar em Procurar. Veja o resultado.
uolhost
Se eu tivesse o interesse em registrar um domínio com a palavra chave “novo uno” poderia registrar www.novouno.net, www.novouno.net.br ou www.novouno.tv , ainda poderia fazer uma pesquisa para procurar por esse domínio em outras extensões, mas para nosso exemplo essa pesquisa já serve.
Como visto no exemplo acima teríamos um domínio próprio com a nossa principal palavra chave nele. O próximo passo seria clicar em Adicionar e depois registrar o domínio para que outra pessoa não o faça. Esse é um ponto importante, assim que encontrar seu domínio, registre-o rapidamente, não perca tempo, ou pode também perder sua palavra chave.

E se não for possível registrar um domínio com a principal palavra chave?

Nesse caso você pode tentar outras palavras chave de seu nicho até encontrar um domínio disponível, ou pode partir para uma outra estratégia, a de criar sua marca, sem pensar no nicho e trabalhar muito com ela para torná-la conhecida.
O meu blog GF Soluções, por exemplo, não possui uma palavra chave relacionada a meu nicho no domínio, mas mesmo assim recebo em torno de 4.000 visitas diárias, grande parte proveniente dos mecanismos de busca. Isso me exige muito trabalho no momento de escrever os artigos, principalmente com os títulos e descrições dos mesmos.
Já aqui no DPP, consegui registrar um domínio próprio que está relacionado com minha principal palavra chave “criar blog”. Isso me ajuda muito, por exemplo, se você procurar no Google por Como criar um blog verá que ele aparecerá nas primeiras posições, em grande parte por ter a palavra chave no domínio.
Agora não perca tempo, defina seu domínio próprio e proceda o registro do mesmo rapidamente para não perder a palavra chave de seu nicho, ou faça como eu no GF Soluções e registre sua marca e trabalhe nela para que fique conhecida. Depois de registrar seu domínio basta direcioná-lo para seu blog hospedado no Blogger / Blogspot, veja no artigo abaixo como é fácil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot

No artigo Posso ter um blog profissional no Blogger / Blogspot  apresentei a nova seção aqui do Quero Criar um Blog, onde irei abordar assuntos relacionados a profissionalização de seu blog e de você, como blogueiro. Seu blog passará a ser conhecido como um blog profissional e você, como um problogger.

Vamos ao aprendizado então. Nesse artigo vou relacionar o que considero importante para que um blog na plataforma Blogger / Blogspot  seja considerado um blog profissional.
blog profisisonal

Fique tranquilo, tudo será explicado em detalhes nos artigos que se seguirão a esse, então aconselho que assine nossos feeds por e-mail para não perder um único artigo e conseguir transformar seu blog em um blog profissional.


Primeiros passos para tornar seu blog profissional:
  1. Defina um nicho para atuação
  2. Registre um domínio
  3. Crie um layout de qualidade e exclusivo
  4. Defina as páginas essenciais
  5. Produzir conteúdo relevante
  6. Analise as estatísticas
  7. Planeje os próximos passos 

1. Defina um nicho para atuação

O primeiro passo é definir em qual nicho de mercado você vai atuar. Vamos conversar sobre o que é um blog de nicho no próximo artigo e vou lhe ajudar a encontrar o nicho certo para você atuar. Esse tem que ser, obrigatoriamente, o primeiro passo. Se você não sabe quem quer alcançar com seu blog profissional nunca conseguirá chegar até seu objetivo.

2. Registre um domínio

Um blog profissional precisa ter um domínio próprio. Não tem como passar credibilidade quando a sua url é http://seublogprofissional.blogspot.com. É necessário registrar um domínio próprio, e que tenha relação com o nicho de mercado que irá atuar. Esse é o segundo passo para ter um blog profissional.

3. Crie um layout de qualidade e exclusivo

Um blog profissional precisa ter uma imagem exclusiva, que fique na memória do visitante. Ter um layout de qualidade e exclusivo é essencial, assim como uma logomarca.

4. Defina as páginas essenciais

Vamos conversar sobre as páginas essenciais de um blog profissional, como “política de privacidade”, “anuncie aqui”, “entre em contato” e outras que podem ser necessárias, ou não, em nichos específicos.

5. Produza conteúdo relevante

Você precisa entender do que está falando e demonstrar isso escrevendo artigos relevantes e que passem credibilidade para seus leitores. Você terá que ler muito, pesquisar, e por fim escrever os artigos.

6. Analise as estatísticas

Após ter cumprido os passos 1-5 e ter passados algumas semanas que está aplicando essas técnicas a seu blog, é o momento de analisar as estatísticas para ter uma noção exata do que está dando certo, do que precisa ser melhorado e do que deve ser deixado de lado. Para isso iremos ensinar a utilizar o Google Analytics para controle das estatísticas de seu blog.

7. Planeje os próximos passos

Após ter analisado as estatísticas e definido o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, é o momento de planejar os próximos passos. Esse passo é com você. Faça os passos de 1-6 seguindo os artigos que escrevi e qualquer dúvida deixe nos comentários. Analise os dados conseguidos e acrescente a esses dados a experiência que adquiriu durante o trajeto e planeje os próximos passos do seu blog profissional.
O template para Blogger / Blogspot  BloggerTube foi feito especialmente para aqueles que tem, ou pretendem ter, um blog voltado para vídeos, como os que são publicados no Youtube.
Segundo o autor do template, o Dante Araújo, esse é o primeiro template para Blogger / Blogspot  criado exclusivamente para a publicação de vídeos. A afirmação dele está no post BloggerTube – The First Blogger Vídeo Template (em inglês) publicado no dia 23 de setembro de 2009. Pode ser que depois desse outros já tenham sido criados, mas eu desconheço, então se você conhece outros templates para Blogger voltados exclusivamente para vídeos, por favor, deixe o link nos comentários.

bloggertubetemplatebloggerblogspot 
Confira o template nesse Live Demo.
Para baixar o template acesse o site do desenvolvedor em http://www.dantearaujo.net/2009/09/blogger-video-template.html. Preferi colocar o link original, para valorizar o trabalho do Dante Araújo e também para que vocês, que pretendem instalar o template, possam ler o artigo que ensina como configurá-lo passo-a-passo.
Se tiver dificuldade com o idioma inglês, utilize o Google Tradutor, se não sabe como utilizá-lo basta acessar o artigo abaixo.
Há muitos temas incríveis para WordPress, hoje quero lhes apresentar um tema elegante e profissional para Blogger. O tema Bounce, possui um visual que lembra muito o WP, possui um elegante slide, e cores claras, que dão a ele um visual limpo e organizado.
O template foi criado inicialmente para WordPress, e disponibilizado também para Template Bounce
 
Está procurando um template para Blogger / Blogspot que possa deixar seu blog  com um estilo próprio e profissional? Então o Template Elegance Marine, desenvolvido pela Clau do Mundo Blogger, pode servir perfeitamente a seu propósito. Ele possui 2 colunas, footer dividido em 3 colunas, um designer clássico e moderno, e cores no tom azul marine combinado com branco.
As cores e fontes são personalizáveis, CSS3 (compatível com os navegadores nas versões mais recentes, menos o Internet Explorer, que ainda não suporta essa tecnologia). O Template ainda possui recursos interessantes como Leia mais, Menu, Avatar nos comentários, Artigos relacionados e muito mais.



Para baixar o template e ver uma versão demo,
acesse a página do template no Mundo Blogger clicando aqui.
Summy é um excelente Template para Blogger / Blogspot  que irá elevar o nível de seu blog, certamente. Com ele você tem um visual leve e limpo, com cores claras e que combinam muito bem entre si. O tema para Blogger Summy possui 2 colunas, sendo a sidebar a direita, resumo e imagem automática na primeira página, ícones para as principais redes sociais (podendo ser alteradas), espaço para publicidade ou banner de parceiros.

Se você quer profissionalizar seu blogspot e não tem recursos financeiros para isso nesse momento, esse template é ideal para que você mesmo faça todo o trabalho.

summy, tema, blogger, template

Templates para Blogger – Joogoo Green

Apresento a vocês hoje, uma opção de template para o seu blog: o Joogoo Green. Um template produzido pelo BTemplates, possui duas colunas e é ótimo para quem quer um layout leve.
Confira o Joogoo Green

Template para Blogger: Indomagz

O template para Blogger / Blogspot que selecionei hoje é o Indomagz, um template com 3 colunas, espaço para banners publicitários, destaque para formulário de buscas no header e links com imagens para os feeds dos artigos e comentários. Um template para blogger  leve, com uma cor suave e que pode lhe auxiliar a transformar seu blog num espaço profissional e lucrativo.

template, blogspot, blogger
Para ver o template indomagz em funcionamento clique aqui
Para fazer o download do template indomagz clique aqui

70 templates modernos para a plataforma Blogger

O site Mashable fez uma seleção de 70 templates para blogger / Blogspot modernos e com um visual simples e prático. Talvez seja o momento de mudar o visual de seu blog, confira a seleção no site clicando aqui.





5 templates de qualidade para o Blogger / Blogspot

Se você está procurando um template novo para o Blogger / Blogspot  confira essa lista com 5 templates que irão deixar seu blog com um perfil super profissional.
1. Blogy Pro

download |  demo |  instalação

2. Blogy Decorativo





























































downloaddemo
3. Outdoor
 

download |  demo
4. Template Geek

download |  demo |  termos de uso
5. VectorLover

download |  demo |  Instalação

Free Blogger Skins: Excelentes templates para Blogger

Se você está procurando um template para blogger / blogspot diferente, que tal visitar o Free Blogger Skins e escolher o seu? Os templates são de ótima qualidade e profissionalismo e de quebra você ainda vai ter um blog com um template muito pouco utilizado pelos blogs aqui no Brasil. Estou até pensando em trocar o meu, embora esse template da Juliana seja excelente.
 
templates, blogger, blogspot

Templates para Blogger – Revolution Church

Esse template para a plataforma Blogger / Blogspot irá deixar seu blog simplesmente sensacional. E ainda por cima deixará seu blog profissional. Se quer ganhar dinheiro  com seu blog é necessário ter um template profissional, e se for grátis melhor ainda.

Templates de clubes de futebol para seu blog na plataforma Blogspot

Para os blogueiros que possuem, ou querem criar um blog sobre futebol, na plataforma Blogger /Blospot, segue uma relação de templates de futebol para que você possa estampar seu clube do coração no blog.
Se você conhece algum outro template para Blogger / Blogspot de clubes de futebol, brasileiro ou internacional, deixe nos comentários para que possamos aumentar essa relação.

7 motivos para reescrever seus artigos antigos

Hoje vou dar uma dica de SEO simples para ser utilizada no seu blog. Reescreva seus artigos antigos. Vários fatores podem levá-lo a reescrever um artigo antigo. Continue lendo e veja o que pode melhorar num artigo antigo tornando-o mais atraente ou mais receptivo aos mecanismos de busca. Essa dica é útil para quem tem blog na plataforma Blogger, WordPress ou qualquer outra. Na verdade a dica é útil em qualquer situação e deve ser colocada em prática sempre que necessário.

artigos, posts, escrever, google

7 motivos para reescrever seus artigos antigos

  1. Erros de português  – Quando escreveu o artigo você cometeu algum erro de português e não percebeu. É melhor editar o artigo o mais rápido possível. Erros de português costumam afastar os leitores mais criteriosos.
  2. Atualizar os links do artigo – Se você colocou links internos e externos no seu artigo, pode ser que algum deles já não esteja funcione mais, fazendo o visitante ir para páginas de erro. É melhor corrigir o artigo, pois nem o visitante, nem o Google, gostam de seguir links que não levam ao objetivo informado.
  3. Atualizar sua opinião sobre o assunto – Talvez quando escreveu o artigo você tinha uma opinião sobre o assunto abordado e hoje, após outros fatores, mudou sua opinião. É importante manter os artigos de seu blog de acordo com sua opinião no momento para evitar problemas e conflitos com outros artigos e comentários em outros blogs.
  4. Melhorar a indexação no Google – Quando você atualiza um artigo o Google é avisado (se o seu blog estiver sendo indexado pelo mecanismo de busca) e visita seu artigo para entender o que mudou. Essa visita pode levar seu artigo para uma posição melhor em relação a anterior nos resultados de busca.
  5. Colocar as tags <h2>, <h3> – Talvez quando escreveu seus artigos não sabia que é importante escrever seus artigos utilizando tags de marcação para melhor posicionamento no Google. Reescreva então os artigos dando o destaque devido a cada parte do conteúdo. Aconselho para isso utilizar o Windows Live Writer.
  6. Linkar outros artigos de seu blog – Depois que você escreveu sobre aquele assunto pode ter escrito outros artigos que seriam interessantes para o leitor. Então reescreva o artigo e coloque esses links, isso irá aumentar o número de pageviews de seu blog e ainda será mais um caminho para o Google encontrar o conteúdo novo de seu blog.
  7. Linkar outros artigos fora de seu blog – Outros artigos sobre o assunto foram escritos em outros blogs, que podem colaborar para o entendimento do seu ponto de vista, reescreva o artigo e coloque um link para esse novo conteúdo.

Como melhorar o SEO de seus artigos no Blogger / Blogspot

seo blogger blogspotNesse artigo vou mostrar como melhorar o SEO de seus artigos publicados na plataforma Blogger / Blogspot, apenas com algumas tarefas simples de serem aprendidas e colocadas em prática.
Para começar, se não sabe o que é SEO  (Search Engine Optimization, ou Otimização para os mecanismos de buscas), sugiro que leia alguns dos artigos abaixo. Um dos maiores erros de um blogueiro é não conhecer nada sobre SEO, principalmente os blogueiros da plataforma Blogger / Blogspot. Você pode não se tornar um especialista em SEO, mas é necessário que saiba o mínimo para que seus artigos fiquem bem posicionados nos mecanismos de pesquisa (como o Google, o Yahoo, o Bing) e consiga visitantes expressivos para seus artigos.

Vamos as dicas para melhorar o SEO de seu blog na plataforma Blogger / Blogspot:
  1. Antes de escrever um artigo, pesquise pelas principais palavras chave para aquele assunto que deseja abordar. Ao descobrir as principais palavras chave, use-as no título do artigo, no primeiro parágrafo e mais algumas vezes dentro do artigo, naturalmente, sem forçar ou prejudicar a sua escrita. Uma boa maneira de definir as palavras chave é pela procura que elas tem no Google, para isso você pode utilizar a “Ferramenta de palavras chave do Google Adwords”. Um exemplo é esse artigo, quero otimizar as palavras chave SEO, Blogger e Blogspot.
  2. Escolha um título para seu artigo que diga realmente do que se trata. Não se esqueça que você precisa utilizar as palavras chave em seu título, mas ele não foi escrito apenas para os mecanismos de busca, não é somente SEO, ele também precisa dizer para o visitante, quando o abrir no Google, do que se trata. Um título bem escrito pode representar mais de 50% da decisão do visitante clicar em seu link no Google em vez de em outro resultado da pesquisa. A concorrência é enorme, então use todos os recursos possíveis para que seu conteúdo seja atraente e traga o visitante para seu conteúdo.
  3. Crie links nos seus artigos para outros artigos de seu blog com conteúdo relevante para aquele assunto. Mostre para o visitante, principalmente aqueles que chegam a seu blog pelos mecanismos de busca, que seu blog possui outros artigos relacionados aquele conteúdo. Isso é importante para seu blog, tanto do ponto de vista de SEO e dos buscadores, como também do visitante que ficará mais tempo lendo seu conteúdo e poderá ser fidelizado através da assinatura dos feeds ou mesmo colocando seu blog nos favoritos de seu navegador.
  4. Utilize a tag “alt” em todas as imagens que inserir em seus artigos. Dessa maneira poderá ganhar visitas provenientes dos buscadores de imagens, como o Google Images. Leia o artigo Colocando o atributo alt em todas as imagens e melhore o SEO de suas imagens.
  5. Agora reserve alguns minutos de seu dia e faça, aos poucos, os procedimentos ensinados acima em todos os seus artigos, inclusive os mais antigos. Aguarde alguns dias e verifique como foi a evolução de seu blog nos mecanismos de busca.
Uma das tarefas mais difíceis de conseguir na plataforma Blogger / Blogspot é a otimização do blog para os mecanismos de busca (SEO),que são técnicas utilizadas para tornar o blog mais amigável aos robôs dos buscadores, principalmente do Google. Mas antes de começar a mexer em seu blog você precisa saber o que realmente está bom, ou não. Uma ferramenta muito interessante é SEO Master Free Scanner do SEO Master.


Para utilizar é necessário fazer um rápido cadastro, mas vale a pena, pois a ferramenta é excelente. Clique aqui  para começar a utilizar a ferramenta e fazer seu cadastro. Basta digitar a url desejada, uma palavra chave e aguardar o resultado, que é rápido mas muito profundo. O site ainda possui um curso gratuito de SEO.
Uma das maneiras de aumentar as visitas ao seu blog é através da otimização (SEO) de suas imagens para os mecanismos de buscas (leia-se Google). O Blogger / Blogspot, quando inserimos uma imagem, não dá a opção de colocar palavras relacionadas ao post na tag alt, por isso é necessário colocar na “mão”. Mas não se preocupe pois o procedimento é simples. Ao inserir uma imagem no post clique em Editar HTML e procure pelo código da imagem. Como mostrado abaixo:



Agora acrescente a tag alt=”" logo após o endereço da imagem como mostrado abaixo e pronto, faça isso com todas as suas imagens. Lembre que esse é um recurso que deve ser utilizado com prudência e responsabilidade, pois você não quer que o Google pense que você está trapaceando. Coloque apenas palavras chave que tenham a ver com a imagem e com o post relacionado a ela.

Uma dica de SEO simples é utilizar Meta Tags no seu blog. Mas blogs na plataforma Blogger / Blogspot não possuem essa facilidade. Então para os mecanismos de pesquisa localizar seu blog se faz importante incluir Meta Tags nele. Mas o problema é que não podemos colocar Meta Tags repetidas em todas as páginas, pois isso poderia causar um efeito contrário. Por isso o recomendado é somente incluir as Meta Tags na página principal.
Vamos lá então, copie o texto abaixo para um bloco de notas (notepad). Substitua as seguintes palavras:
  1. Seu email aqui por seu e-mail.
  2. Suas tags pelas tags de seu blog separadas por vírgula
  3. Descrição de seu site pela descrição do seu blog (no máximo 160 caracteres).
  4. Seu nome aqui pelo seu nome.





Agora que está editado, procure no seu template pelo código abaixo e coloque esse código editado logo abaixo dele. Nunca se esqueça de fazer um backup de seu template antes de qualquer alteração.



Pronto, seu blog agora possui Meta Tags. Vi essa dica no Blogger Widgets e a traduzi de forma livre aqui. No mesmo artigo eles ensinam a colocar em um post específico se houver interesse basta acessar o artigo original (em inglês).

Código para contador de usuários online no blog

Se você chegou a esse artigo procurando um código para contador de visitas em seu blog na plataforma Blogger / Blogspot, sugiro que leia o artigo Como colocar um contador de visitas em seu blog.
Agora se o que você procura é por um contador de usuários online, hoje vou lhe apresentar o site usuariosonline.org. Nesse site você configura rapidamente um contador  para acompanhar quantos usuários estão online no seu blog. Já falei aqui no Quero Criar um Blog sobre outro contador de usuários online, confira no artigo abaixo.
  • Quantos leitores estão online em seu blog
contador, usuarios, online, codigo
Para gerar seu contador e instalar no seu blog é simples, basta seguir os passos:
  1. Acesse o site http://www.usuariosonline.org/
  2. Em seu nome coloque seu nome
  3. Em e-mail coloque seu e-mail
  4. Em Seu site/blog coloque o endereço completo de seu blog
  5. Escolha o modelo do contador abaixo e clique em “Criar contador de usuários online”
  6. No código gerado clique em Adicionar no Blogger
  7. Na tela que abrirá Escolha seu blog, dê um título para o contador e clique em Adicionar widget
Pronto, você já tem um contador de usuários online no seu blog.

  Nesse artigo vou ensinar como colocar botões de redes sociais em seu blog, da mesma maneira que temos aqui no DPP. As redes sociais são fundamentais para que um blog possa ser conhecido e as visitas aumentem.

Esse artigo está sendo escrito para responder ao questionamento do Richardson Ribeiro, que perguntou como colocar os botões de redes sociais no Blogger / Blogspot.
redes sociais, blogger, blogspot

 Colocando ícones de redes sociais em seu blog

Primeiro vamos ao código que será utilizado:
Copie esse código para o bloco de notas. Agora basta modificar os links de suas redes sociais e encontrar um pacote de ícones que combinem com seu tema e colocar o caminho da imagem.

Como exibir uma lista de postagens populares no seu blog

O Blogger / Blogspot  continua divulgando novos recursos. Recentemente eles divulgaram duas novas funcionalidades: Postagens populares e Estatísticas do blog. Nesse artigo vou mostrar como colocar o gadget de postagens populares, veja como é simples.
Essas funcionalidades estão aptas apenas no Blogger in Draft, se o seu ainda não está configurado para utilizar as vantagens dessa área de testes do Blogger, leia o artigo O que é o Blogger in Draft  e aprenda como configurar facilmente seu blog.
O procedimento é o mesmo para adicionar outros gadgets no Blogger. Entre em sua área administrativa, clique em Design – Elementos da Página e na área do blog que deseja inserir clique em Adicionar um Gadget. Aparecerá a imagem abaixo, clique em Postagens populares.

gadget popular, blogspot, in draft
Na tela que se abrirá, dê um outro nome, se quiser, selecione se quer mostrar de todo o tempo de seu blog, ou dos últimos 30 dias, ou da última semana. Em Exibir selecione como deseja mostrar o conteúdo. Depois clique em Salvar.
Pronto, agora você tem uma relação de artigos mais lidos em seu blog, o que pode ser útil pra você e principalmente para seus visitantes. Aqui no DPP coloquei últimos 30 dias, confira na sidebar. E você, o que achou dessa nova funcionalidade? Deixe nos comentários.

widget para assinantes de feeds por e-mail

Não é novidade para nenhum blogueiro, o número de assinantes dos feeds é muito importante para o crescimento de um blog. Já escrevi sobre o assunto no artigo Deixe o leitor receber seus feeds por e-mail e na série de 5 artigos que escrevi sobre o Feedburner no GF Soluções descrevo todas as funcionalidades do sistema. Se você não sabe o que são os feeds, então recomendo que antes de continuar leia o artigo O que são Feeds?.
Hoje vou lhes mostrar como dar um estilo diferente ao widget  de assinantes por e-mail padrão do Feedburner, de modo a chamar ainda mais a atenção dos visitantes para essa importante ferramenta de divulgação de nossos artigos. O que vou passar aqui é uma tradução do artigo Tres gadgets de subscripción do blog El Escaparate. Irei falar somente sobre o primeiro, que é o que escolhi utilizar aqui no QCB, os outros dois você pode conferir no próprio El Escaparate. Vamos lá!
O widget que abordarei aqui é esse da imagem abaixo, ou seja, além da assinatura por e-mail dos feeds ele ainda possibilita a assinatura normal dos feeds, um link para o Facebook e outro para o Twitter.
Claro que já passarei com a tradução em português dos textos. Para colocar esse widget em seu blog, abra a área administrativa, vá em Designer – Elementos de página, clique em Adicionar um Gadget e escolha html/javascript. Agora copie o código abaixo e altere os campos escrito URL-DOS-FEEDS-DE-SEU-BLOG pelo url de seus feed no Feedburner, por exemplo, o url do DPP no FeedBurner é http://feeds.feedburner.com/querocriarumblog, então substitui essa parte por querocriarumblog.

Fiz apenas uma pequena mudança no código original, que foi acrescentar style=”width:140px”, pois ficou muito pequeno para meu template. Se quiser aumentar ou diminuir basta alterar o valor, no meu caso, coloquei 240px.
Se quiser conhecer os outros widgets ensinados no artigo original, sugiro que visite o artigo. Até a próxima!