segunda-feira, 9 de maio de 2011

widget para assinantes de feeds por e-mail

Não é novidade para nenhum blogueiro, o número de assinantes dos feeds é muito importante para o crescimento de um blog. Já escrevi sobre o assunto no artigo Deixe o leitor receber seus feeds por e-mail e na série de 5 artigos que escrevi sobre o Feedburner no GF Soluções descrevo todas as funcionalidades do sistema. Se você não sabe o que são os feeds, então recomendo que antes de continuar leia o artigo O que são Feeds?.
Hoje vou lhes mostrar como dar um estilo diferente ao widget  de assinantes por e-mail padrão do Feedburner, de modo a chamar ainda mais a atenção dos visitantes para essa importante ferramenta de divulgação de nossos artigos. O que vou passar aqui é uma tradução do artigo Tres gadgets de subscripción do blog El Escaparate. Irei falar somente sobre o primeiro, que é o que escolhi utilizar aqui no QCB, os outros dois você pode conferir no próprio El Escaparate. Vamos lá!
O widget que abordarei aqui é esse da imagem abaixo, ou seja, além da assinatura por e-mail dos feeds ele ainda possibilita a assinatura normal dos feeds, um link para o Facebook e outro para o Twitter.
Claro que já passarei com a tradução em português dos textos. Para colocar esse widget em seu blog, abra a área administrativa, vá em Designer – Elementos de página, clique em Adicionar um Gadget e escolha html/javascript. Agora copie o código abaixo e altere os campos escrito URL-DOS-FEEDS-DE-SEU-BLOG pelo url de seus feed no Feedburner, por exemplo, o url do DPP no FeedBurner é http://feeds.feedburner.com/querocriarumblog, então substitui essa parte por querocriarumblog.

Fiz apenas uma pequena mudança no código original, que foi acrescentar style=”width:140px”, pois ficou muito pequeno para meu template. Se quiser aumentar ou diminuir basta alterar o valor, no meu caso, coloquei 240px.
Se quiser conhecer os outros widgets ensinados no artigo original, sugiro que visite o artigo. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário