sábado, 7 de maio de 2011

Como fazer backup na plataforma Blogger / Blogspot

Nesse artigo vou ensinar como fazer backup no Blogger / Blogspot. Assim que começar a escrever em seu blog é muito importante fazer um backup. No WordPress existe plugins que fazem esse serviço de forma automática com destaque para o WordPress Database Backup, mas no Blogger / Blogspot não temos o recurso de plugins, o que não significa que não vamos fazer backup de nosso blog. Para fazer o backup do blogger / blogspot vamos utilizar um programa chamado Blogger Backup.O Blogger Backup não tem nenhuma dificuldade ou configuração na instalação, basta acessar o site do desenvolvedor e fazer o download, depois descompacte o arquivo e clique em BloggerBackupSetup e siga os passos da instalação padrão.
Como configurar o Blogger Backup
Acesse o programa através do menu Iniciar – Programas – Blogger Backup utility e aguarde o programa iniciar. Agora clique em Available Blogs e selecione Add Blogs. Na caixa que se abriu digite seu id e senha do blogger e clique em Login into Blogger e aparecerá todos os blogs que você possui no Blogger. Após seus blogs serem localizados clique em Ok.Agora clique em File – Save settings e escolha uma pasta para salvar as configurações que acabou de fazer, se você não fizer esse procedimento terá que repetí-lo todas as vezes que for utilizar o programa.
Como fazer o Backup do seu Blog
Os próximos passos sugiro que faça, primeiramente, num blog de teste, se ainda não tem um crie e coloque nele alguns posts de seu blog principal e faça o teste do software, executando o backup e depois restaurando o mesmo para ver se tudo funciona perfeitamente.
Em Available Blogs selecione o blog que deseja executar o backup e em Save posts to folder selecione uma pasta, ou crie uma, para salvar seu backup. Selecione Save Comments, em Save post selecione Atom, one file per post (criará um arquivo para cada post) e clique em Backup posts e aguarde o backup terminar. Seu backup será salvo em um arquivo XML.
Restaurar o Backup
No caso da necessidade de restaurar o blog, basta clicar em Restore posts e escolher o arquivo XML que deseja restaurar, digitar sua senha do Blogger e clicar em Ok. Aqui vale uma dica, o Blogger tem um limite de 50 posts por dia em cada blog (segundo aviso do próprio programa) então quando for voltar um backup, talvez seja necessário alguns dias para acertar o blog.
Backup do Template
Esse software faz o backup dos seus artigos, mas não do template do blog, por isso se quiser ter o seu template e todos os widgets instalados você precisa fazer outro procedimento, que só precisará ser repetido quando alterar algo no template ou acrescentar algum widget.
Vá na área de administração de seu blog e em Layout selecione Editar HTML. Clique em Expandir modelos de widgets e em Baixar modelo completo. Selecione a pasta onde deseja salvar, de um nome sugestivo para o template e clique em ok. Quando precisar restaurar esse template basta clicar em Arquivo, selecionar a pasta onde o template se encontra guardado e clicar em Fazer upload.

Nenhum comentário:

Postar um comentário