segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como instalar e configurar o Windows Live Writer

Apesar das melhorias ocorridas nos últimos meses na plataforma Blogger / Blogspot, escrever artigos de maneira simples e objetiva ainda é muito difícil e requer um conhecimento mínimo de html em alguns casos, como por exemplo determinar que os links do blog não expulsem o visitante do seu blog ou utilizar as tags h1, h2, etc.
Outro inconveniente, esse extensivo a qualquer sistema baseado na web, é a necessidade de uma conexão a internet para conseguir produzir conteúdo. Para esses e outros problemas existem programas como o Windows Live Writer, que possibilita escrever artigos sem conexão a internet (pode enviar para o blog quando quiser) e com ferramentas integradas para links, imagens, mapas, tabelas e muito mais.

Como instalar o Windows Live Writer

Nesse artigo vou ensinar como instalar e configurar o WLW para escrever artigos em seu blog na plataforma Blogger. Se quiser aprender como fazer o mesmo para o WordPress.org, leia o artigo que escrevi no GF Soluções Como escrever artigos no WordPress usando o Windows Live Writer.

windows live writer

O primeiro passo é verificar se você já possui o programa instalado. Se você tem o MSN instalado no computador é bem possível que tenha o WLW também, pois eles geralmente são instalados juntos. Para verificar vá em Iniciar – Programas – Windows Live – Windows Live Writer.
Se não possui, faça o download do Windows Live Writer. Depois de fazer o download, abra a pasta que escolheu para salvar o arquivo e dê dois cliques em wlsetup-web.exe e depois em executar. Após uma rápida verificação o programa de instalação abrirá. Basta aguardar o processo terminar e seu programa estará instalado. Ele poderá ser encontrado em Iniciar – Programas – Windows Live – Windows Live Writer.

Configurando o Windows Live Writer

Abra o programa e no menu horizontal clique em Blogs – Adicionar conta de blog. Vamos adicionar um blog da plataforma Blogger. No próximo passo selecione “outro serviço de blog” e clique em próximo. Será solicitado o endereço do blog, aqui você digita a url de seu blog (no meu caso seria http://dicas-passo-a-passo.blogspot.com). Digite o usuário e senha utilizados para entrar na área administrativa do blog e clique em próximo. Aguarde a verificação e configuração do sistema.
Na próxima tela coloque o apelido para o blog e clique em concluir. Pronto já pode começar a escrever seus artigos mesmo sem conexão a internet. Ai quando se conectar poderá enviá-los como rascunho para o blog ou já publicá-los automaticamente.
Para publicar um artigo clique em Nova e a partir daí é como escrever em seu blog. Coloque o título do artigo e comece a escrever. Se quiser salvar no próprio computador clique em Arquivo – Salvar rascunho local (Ctrl+B) e para salvar como rascunho no blog clique em Arquivo – Postar rascunho no blog e para publicar diretamente clique em Publicar. Agora utilize a ferramenta e conheça um pouco dela, existem vários recursos como inserir hiperlinks, imagens, tabelas, vídeos, tag h1, h2, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário