domingo, 15 de maio de 2011

Como escolher um assunto para um blog de nicho

Continuando a falar sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, nesse artigo vou falar sobre o que é um blog de nicho e como escolher o assunto para criar um blog de nicho. Se você ainda não leu o artigo Como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot recomendo que leia primeiro esse artigo, já que o assunto que vou tratar aqui é uma sequência do assunto abordado nesse primeiro artigo.
blog, nicho,
Como disse no último artigo, o primeiro passo para criar um blog profissional é definir um nicho para seu blog. Algumas perguntas podem lhe ajudar nesse momento, mas você terá que formular outras relacionadas diretamente com o assunto mais amplo que já domina e criar seu blog de nicho baseado nas respostas.
  1. Qual o assunto que entendo o suficiente para escrever sobre ele?
  2. Qual o público alvo desse assunto?
  3. Quais os principais nichos desse assunto?
  4. Existe público alvo para esse nicho?
  5. Existem blogs tratando desse assunto?
  6. Quais os primeiros artigos que vou escrever?

1. Qual o assunto que entendo o suficiente para escrever sobre ele?

Para definir qual o nicho que seu blog deverá atuar, responda essa pergunta. Não crie um blog de nicho sobre um assunto que você não entende. Um blog de nicho precisa explorar um assunto em específico. Precisa tratar do assunto com propriedade e para isso o autor precisa conhecer muito do assunto.
Nesse exemplo vamos imaginar que o autor do blog é perito em carros. Então o assunto do blog será carros. Nos próximos tópicos vamos evoluir a ideia.

2. Qual o público alvo desse assunto?

Para responder essa pergunta você terá que fazer uma pesquisa e determinar se existe público alvo para esse assunto (no nosso exemplo carros), descobrir as palavras chave mais procuradas e quanto elas são procuradas (o que lhe dará uma noção de seu público alvo). Para isso poderá utilizar ferramentas de palavras chave, como a que o Google Adwords possui.
Se não conhece essa ferramenta leia o artigo Keyword Tool – Ferramenta para palavras chave escrito pelo Marcos Lemos no Ferramentas Blog. Se já conhece utilize-a para encontrar o público alvo desse assunto.
Leia no artigo abaixo um exemplo prático de como desenvolver um assunto específico para um nicho e quantificar seu público alvo.

Vou utilizar o exemplo do artigo citado acima. Procuramos o público alvo para carros, que sempre ouvimos falar que é uma paixão do brasileiro. Veja o resultado da busca abaixo.
carros
Constatamos que realmente a palavra chave carros é muito procurada, então temos um ótimo público alvo para esse assunto. Mas ainda não temos um assunto específico o bastante para um blog de nicho. Vamos resolver isso no próximo tópico.

3. Quais os principais nichos desse assunto? Existe possibilidade de definir um nicho de mercado ainda mais específico?

Dentro desse assunto outras palavras chave que podemos utilizar para encontrar os principais nichos desse mercado são a marca das principais montadoras do Brasil, fiat, volkswagen, ford e chevrolet. Fazemos uma procura e descobrimos que todos são bem procurados no Brasil.
Então definimos como principais nichos desse assunto as palavras chave fiat, volkswagen, ford e chevrolet, mas queremos ser ainda mais específicos. Como definir agora?

Essa dica pode variar de nicho para nicho. Aqui vamos supor que o autor do blog possui um carro da fiat (na verdade ele sempre teve carros da fiat), então ele entende mais dessa marca de carro. O blog de nicho irá abordar carros da marca fiat. Mais ainda é um nicho pouco específico. Então ele está pensando em comprar um “novo uno” e pensa em contar sua história nesse blog, desde os passos necessários para adquirir o carro até o dia-a-dia dele com o veículo.
Vamos escolher a palavra chave uno para trabalhar, já que ela tem uma boa quantidade de pesquisas e ainda é um termo específico dentro de “fiat” que tem ainda mais pesquisas. Já é um nicho dentro de outro nicho.
novouno
Ao pesquisar somente pela palavra “uno” vemos que ainda é um assunto muito procurado e não é essa generalização que queremos em um blog de nicho. Quem procura “uno” pode não estar procurando pelo novo uno e sim pelo antigo então ele entrará e sairá do blog sem ler nossos artigos, será uma visita puramente estatística.
Vamos então procurar um termo mais específico ainda, “novo uno”. Vamos então pesquisar pela palavra chave “novo uno” somente. Veja o resultado.
novouno
Chegamos agora a um assunto bem específico, com a palavra chave “novo uno”. Ela tem um ótimo volume de pesquisas mensais e é um assunto bem específico. Mas dependendo de meu conhecimento no assunto maior “carros”, eu posso ainda trabalhar mais com essa palavra chave, mas por enquanto, para nosso exemplo, está ótimo.
Então, respondendo a pergunta 3, quais os principais nichos desse assunto, no caso “novo uno”? Vamos relacionar as palavras chave que encontramos:
  • uno
  • novo uno
  • fiat uno
  • novo fiat uno
  • novo uno 2010
  • fiat uno
  • fiat novo uno

4. Existe público alvo para esse nicho?

Essa pergunta é respondida através das pesquisas por palavras chave que fizemos. Sim, existe público alvo para o nicho “novo uno”. Esse nicho possui um grande volume de pesquisas, mas isso não quer dizer que todo nicho de mercado precisa ter tanta procura. Alguns terão uma procura menor mas poderão ser tão rentáveis quanto esse. Não é somente dessa maneira que é medido a rentabilidade de um nicho de mercado.

5. Existem blogs tratando desse assunto?

Essa fase é muito importante. Procure no Blog Search do Google (http://blogsearch.google.com) se existem blogs tratando desse assunto. Se sim leia os artigos mais lidos deles e analise principalmente os comentários. Você acha que consegue fazer melhor? Tomara que sim ou não conseguirá seu espaço nesse nicho de mercado.
Se não existirem blogs para esse nicho de mercado não considere isso uma boa notícia em sua totalidade. Tanto pode ser uma boa notícia quanto uma péssima notícia. Isso pode sinalizar que esse nicho é muito difícil de se manter. Analise essa questão com calma.

6. Quais os primeiros artigos que vou escrever?

Defina agora os primeiros artigos que irá escrever no seu blog de nicho sobre o “novo uno”. Você pode definir vários artigos baseado no que leu nos blogs do nicho. Como assim? Lendo os artigos e principalmente, os comentários, você conhecerá as principais dúvidas dos leitores, do público alvo desse nicho e poderá começar escrevendo justamente artigos que tirem essas dúvidas.
Outra dica é começar pela palavra chave maior, no nosso caso, fiat e depois ir para as outras palavras chave (uno, fiat uno) até chegar a palavra chave do nicho (novo uno). Algumas sugestões de artigos devem ser anotadas e depois trabalhadas. Seguem alguns temas:
  • Como surgiu a Fiat (história da empresa)
  • Como surgiu o Fiat Uno (história do carro)
  • Como surgiu o Novo Uno
  • Quais as principais diferenças entre o Fiat Uno e o Novo Uno

Nenhum comentário:

Postar um comentário