sábado, 7 de maio de 2011

Como cadastrar seu blog no Google

Agora que o blog já está funcional, o backup já está sendo feito  e você já escreveu alguns posts é chegado o momento de se apresentar para a blogosfera. O melhor caminho, lógico, é através dos buscadores como Google, Yahoo, MSN Search entre outros. Então vamos parar de conversa e colocar o blog para ser indexado pelos buscadores.
Certamente 95% de suas visitas provenientes de buscadores virão do Google, por isso vamos começar por ele. Essa dica é para blogs na plataforma Blogger / Blogspot, se você quer fazer o mesmo procedimento para um blog na plataforma WordPress.org leia o artigo Como cadastrar seu blog ou site no Google.
Vamos a dica então. Acesse o site Ferramentas do Google para Webmasters  e digite seu usuário e senha de qualquer serviço do Google. Se você não tem uma conta Google será necessário criar uma. Agora no painel de controle digite o endereço de seu blog e clique em adicionar site. Pronto seu blog já está adicionado no Google, mas para ter acesso a estatísticas é necessário confirmar a propriedade do site. Clique em Verifique seu site e escolha o modo de verificação “incluir meta tag”. Agora copie a meta tag listada a seguir e cole-a no template de seu blog na primeira seção da página, antes da primeira seção ‘< head>‘ .
Para inserir o código no template basta clicar em Layout – Editar html e procurar pela tag citada acima. Depois clique em Salvar modelo, volte ao Google Webmasters Tools e clique em verificar e você será aceito pelo Google como o proprietário do blog.
Agora vamos adicionar um Sitemap. Na frente da url de seu blog clique em adicionar e digite o seguinte caminho após a /

e clique em Enviar sitemap. Desta forma você utilizará seus feeds como um sitemap.
Em alguns dias seu blog será indexado e você terá acesso a várias estatísticas como diagnóstico de erros, links recebidos, termos de pesquisa mais comuns, entre vários outros. No próximo artigo vamos cadastrar o blog no Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário