domingo, 15 de maio de 2011

O que fazer com o blog no período de férias?

Os últimos dias do ano e o mês de Janeiro são difíceis para qualquer área, inclusive para um blog. Nesse artigo vou falar para aqueles que tem, ou pretendem ter, um blog profissional, e que estão acompanhando a série de artigos “Como criar um blog profissional” sobre o que fazer com o blog no período de férias.
Para a grande maioria dos blogs, principalmente os que já estão há algum tempo na ativa, o volume de visitas mensais irá cair muito nesse período em que parece que o Brasil tira férias. Mas é possível conquistar novos posicionamentos nos mecanismos de busca e novos visitantes que ainda não conhecem seu blog, tudo depende da estratégia que irá adotar. O importante na internet é sempre pensar e traçar estratégias pensando no futuro.
Você pode aproveitar esse período de várias maneiras, vou citar algumas:
  1. Reformular o layout do blog
  2. Reescrever os artigos antigos, buscando melhorar, ou assegurar, o posicionamento nos mecanismos de busca
  3. Escrever novos artigos sobre assuntos relevantes para o nicho de seu blog e conquistar posições importantes no Google

feriasblog

Como aproveitar o período de férias para conquistar o nicho de seu blog

O que você precisa entender é que seu blog profissional pode se aproveitar desse período, onde as visitas diminuem, para crescer. Mas como assim? Crescer quando as visitas diminuem? Isso mesmo!
Geralmente os blogueiros que já dominam o nicho de seu blog irão ficar desanimados com a queda nas visitas e irão “aproveitar” para tirar férias também (já começaram a aparecer os artigos explicando que o blog irá “entrar de férias”), ou pelo menos diminuir a frequência dos artigos. Esse é o momento de você aproveitar para estabelecer seu blog no nicho ao qual ele pertence.

Segue uma relação de tarefas que você pode executar para levar vantagem sobre os blogueiros que irão tirar férias nesse período:
  • Pesquise assuntos que estão em alta nesse período (você pode utilizar o Google Adwords para isso) e que estão relacionados com o nicho de seu blog. Procure escrever sobre esses assuntos, mostrar o seu conhecimento sobre o assunto. Você pode ganhar destaque e conquistar espaço entre os leitores dos blogs que dominam o nicho e se encontram em férias. 
  • Procure fidelizar os leitores que não estão de “férias”. Escreva um artigo sobre Feeds, o que são, como utilizar e como assinar os feeds de seu blog. Nesse período você pode conquistar novos assinantes de feeds para seu blog.
  • Procure aumentar o número de seguidores no twitter, pode seguir a mesma dica dos feeds, escreva um artigo sobre o que é o twitter e como seguir seu perfil. Coloque também um ícone com seu twitter em destaque no blog para atrair seguidores. 
  • Crie perfis nas redes sociais de divulgação de blogs como diHITT, Rec6, do Melhor e outras. Divulgue seus artigos mas aproveite também para se apresentar a blogosfera, dizer quem você é e conquistar mais que visitas, conquistar amigos.
  • E você, o que pensa em fazer para ganhar espaço na blogosfera nesse período de férias? Deixe sua ideia nos comentários, compartilhe seu conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário