domingo, 15 de maio de 2011

O que é Tumblr – primeiros passos

Você já deve ter ouvido ou lido esse nome em algum lugar, e provavelmente se perguntou: o que é Tumblr? Pois saiba de antemão que essa plataforma estranha à primeira vista e de nome esquisito já conta com quase 2 milhões de usuários brasileiros, e pode ajudar seu blog a conquistar mais visitantes, melhorando seu SEO e abrangendo mais conteúdo aos seus leitores.



Uns definem o Tumblr (pronuncia-se tchambler ou tâmbler, meio abrasileirado) como um meio termo entre WordPress e Twitter. Outros acham um mix de Blogger e Facebook. Se a gente analisar, faz sentido essas comparações, pois o Tumblr permite criar texto como  o WordPress ou Blogger, e rebloggar, semelhante ao retweet, além de simplesmente curtir artigos, semelhante ao Facebook. O diferencial é que você faz isso em um só lugar.
  • Criando uma conta
Pra começar a experimentar a plataforma, crie uma conta através de um e-mail válido. Ao acessar o Tumblr, você se depara com o espaço pra inserí-lo, além de escolher senha e a URL que você queira usar no seu blog. Você receberá uma mensagem na sua caixa postal, onde a plataforma irá disponibilizar alguns links de informações e um endereço de e-mail exclusivo, caso você queira postar artigos via celular ou mensagem de e-mail.
  • Dashboard
O dashboard  é a sua página de gerenciamento principal. Infelizmente não tem versão, pelo menos ainda, em nosso bom português, mas a navegação é bastante intuitiva. Olha um exemplo:
 
Na parte de cima, ao lado do meu avatar, são as opções de posts. Dá pra publicar textos, fotos, fazer uma citação, compartilhar links, fazer um bate-papo, postar música ou vídeo. Abaixo, aparece as atualizações das pessoas que sigo. Ao lado direito, há alguns outros links. Os mais importantes são o número de seguidores e seguidos, mensagens, drafts e customize, que é onde você edita muitas coisas da sua página do Tumblr.
  • Customize
Essa é a parte onde se edita as configurações visuais e de comandos da sua página do blog do seu Tumblr. Ela se apresenta mais ou menos assim:




Na parte superior há comandos simples, onde se pode adicionar páginas estáticas, alterar e editar templates, integrar Twitter e Facebook ao Tumblr, editar título e descrição do blog, criar páginas estáticas e incluir seus links na página principal, entre outras coisas. Tudo oferecido de uma maneira bem simples e rápida de editar.
Enfim, essa foi apenas uma apresentação básica do Tumblr. Nos próximos artigos, vamos aprender como postar, como customizar, interagir com outros tumblrs, como usá-lo pra divulgar seu blog principal, instalar botões de compartilhamento, monitoramento pelo Google Analytics, entre outras muitas coisas. Você verá como é fácil trabalhar com a plataforma, e verá também como ela é viciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário