segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot

No artigo Posso ter um blog profissional no Blogger / Blogspot  apresentei a nova seção aqui do Quero Criar um Blog, onde irei abordar assuntos relacionados a profissionalização de seu blog e de você, como blogueiro. Seu blog passará a ser conhecido como um blog profissional e você, como um problogger.

Vamos ao aprendizado então. Nesse artigo vou relacionar o que considero importante para que um blog na plataforma Blogger / Blogspot  seja considerado um blog profissional.
blog profisisonal

Fique tranquilo, tudo será explicado em detalhes nos artigos que se seguirão a esse, então aconselho que assine nossos feeds por e-mail para não perder um único artigo e conseguir transformar seu blog em um blog profissional.


Primeiros passos para tornar seu blog profissional:
  1. Defina um nicho para atuação
  2. Registre um domínio
  3. Crie um layout de qualidade e exclusivo
  4. Defina as páginas essenciais
  5. Produzir conteúdo relevante
  6. Analise as estatísticas
  7. Planeje os próximos passos 

1. Defina um nicho para atuação

O primeiro passo é definir em qual nicho de mercado você vai atuar. Vamos conversar sobre o que é um blog de nicho no próximo artigo e vou lhe ajudar a encontrar o nicho certo para você atuar. Esse tem que ser, obrigatoriamente, o primeiro passo. Se você não sabe quem quer alcançar com seu blog profissional nunca conseguirá chegar até seu objetivo.

2. Registre um domínio

Um blog profissional precisa ter um domínio próprio. Não tem como passar credibilidade quando a sua url é http://seublogprofissional.blogspot.com. É necessário registrar um domínio próprio, e que tenha relação com o nicho de mercado que irá atuar. Esse é o segundo passo para ter um blog profissional.

3. Crie um layout de qualidade e exclusivo

Um blog profissional precisa ter uma imagem exclusiva, que fique na memória do visitante. Ter um layout de qualidade e exclusivo é essencial, assim como uma logomarca.

4. Defina as páginas essenciais

Vamos conversar sobre as páginas essenciais de um blog profissional, como “política de privacidade”, “anuncie aqui”, “entre em contato” e outras que podem ser necessárias, ou não, em nichos específicos.

5. Produza conteúdo relevante

Você precisa entender do que está falando e demonstrar isso escrevendo artigos relevantes e que passem credibilidade para seus leitores. Você terá que ler muito, pesquisar, e por fim escrever os artigos.

6. Analise as estatísticas

Após ter cumprido os passos 1-5 e ter passados algumas semanas que está aplicando essas técnicas a seu blog, é o momento de analisar as estatísticas para ter uma noção exata do que está dando certo, do que precisa ser melhorado e do que deve ser deixado de lado. Para isso iremos ensinar a utilizar o Google Analytics para controle das estatísticas de seu blog.

7. Planeje os próximos passos

Após ter analisado as estatísticas e definido o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, é o momento de planejar os próximos passos. Esse passo é com você. Faça os passos de 1-6 seguindo os artigos que escrevi e qualquer dúvida deixe nos comentários. Analise os dados conseguidos e acrescente a esses dados a experiência que adquiriu durante o trajeto e planeje os próximos passos do seu blog profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário