sábado, 7 de maio de 2011

5 dicas para blogueiros iniciantes alcançarem o sucesso

Você criou um blog e agora o sucesso vai bater a sua porta certo? Errado. Na blogosfera é preciso trabalhar muito para que os resultados possam aparecer. Nesse artigo vou relacionar 5 dicas para você que é um blogueiro iniciante poder se aperfeiçoar na tarefa de blogueiro. E se achar que precisa mudar sua maneira de blogar ou seu blog, o DPP estará aqui para lhe auxiliar nessa tarefa.
  1. Conheça a plataforma que escolheu para blogar. Não importa se o blog é desenvolvido sobre o Blogger/Blogspot, WordPress.com, WordPress.org ou qualquer outra plataforma para blogs, o importante mesmo é você conhecê-la com profundidade, inclusive a linguagem  na qual é desenvolvida, como html/CSS. Muitos irão dizer que isso não é necessário, pois você pode pagar algum webmaster/webdesign para fazer esse serviço para você, mas não se iluda, você precisa conhecer, pelo menos, o mínimo para se considerar um blogueiro e tirar o melhor proveito da plataforma. Existem vários cursos gratuitos de html e CSS  pela internet.
  2. Escolha um nicho para seu blog. Se não sabe o que é um blog de nicho leia o artigo Como escolher um assunto para um blog de nicho. Mesmo que seu objetivo com esse blog não seja ganhar dinheiro você irá conseguir um número maior de visitantes e assinantes de feeds se tiver um blog que trate apenas de um assunto. Mesmo que, vez ou outra, você queira escrever algum artigo off-topic. Aconselho ainda que leia o artigo do Alan Niemies “6 aplicações para ter um blog de nicho e não de lixo“.
  3. Agora que já conhece a plataforma que escolheu para blogar e definiu o nicho (assunto específico) que vai tratar nele, você precisa de um template que resuma os dois primeiros tópicos abordados para o seu visitante. Assim que ele chegar ao blog o template precisa lhe dizer claramente que aquele blog é especializado no que ele está procurando. Confira alguns templates profissionais publicados aqui no DPP. Evite poluir seu template com widgets e códigos sem necessidade. Utilize apenas o que realmente é necessário. Isso irá tornar seu blog mais limpo e ele ainda abrirá mais rápido.
  4. Visite outros blogs do mesmo nicho, leia os artigos, principalmente os comentários (onde você saberá o que os visitantes daquele blog pensam sobre aquele assunto e quais dúvidas eles tem). Assine seus feeds, principalmente por e-mail, e acompanhe a frequência de postagens. Se possível entre em contato com os blogueiros, se apresente como um blogueiro que quer escrever sobre aquele nicho e tire algumas dúvidas com eles. Quando tiver algo a acrescentar no artigo, comente, mas evite fazer comentários negativos. Sempre utilize o OpenID para que seu blog comece a ser divulgado.
  5. Procure escrever, pelo menos no começo do blog, no mínimo, 3 artigos por semana, primando pela qualidade em vez da quantidade. Evite, fuja, corra! dos erros de português. Evite também escrever artigos muito longos ou muito curtos e sempre utilize imagens em seus artigos, pois minimizam o cansaço da leitura e ainda pode lhe ajudar com o Google Imagens.
Poderia ainda escrever várias outras dicas, mas por enquanto apenas alerto para que estude sobre SEO, utilize redes sociais e evite parcerias de links/banners em excesso. E você, qual dica daria para um blogueiro iniciante? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário