domingo, 15 de maio de 2011

Como escolher um domínio próprio para seu blog profissional

Continuando a série de artigos sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, hoje vou falar sobre como escolher um domínio próprio para seu blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, ou seja, registrar um domínio .com ou .net ou .com.br para seu blog. Exemplo aqui do Dicas-Passo-a-Passo, http://dicas-passo-a-passo.blogspot. e ainda estamos hospedados no Blogger / Blogspot. Esse é um domínio próprio.
Já falei sobre o que é um blog profissional e como criar um blog profissional. Se você ainda não leu esses artigos, sugiro que clique nos links e leia antes de continuar, pois estou seguindo uma sequência e você pode se sentir perdido começando por esse artigo.
como escolher dominio proprio
Crédito imagem: www.pixmac.com.br

Como escolher um domínio para seu blog profissional

Depois que você já definiu o nicho de seu blog profissional, definir o domínio pode ser uma tarefa mais simples, pelo menos em teoria. Antes de definir o domínio de seu blog profissional é necessário ficar bem claro alguns pontos sobre o domínio que será registrado:
  • Ele deve, preferencialmente, conter a principal palavra chave de seu nicho
  • Ele deve ser fácil de ser lembrado pelo visitante
  • Ele deve agradar a você, antes de tudo
  • Não existe diferença quanto a extensão (.com .com.br .net), mas o interessante é que, se estiver disponível, registre pelo menos essas três extensões para evitar concorrência com esse domínio
Para definir o domínio próprio de seu blog profissional você pode, e deve, utilizar a mesma técnica utilizada para definir o nicho de seu blog. Tomando o exemplo do nicho “novo uno”, que foi nossa principal palavra chave, o próximo passo é descobrir se esse domínio está disponível para registro. Para isso podemos utilizar qualquer ferramenta de registro de domínios na internet. Nesse exemplo vou utilizar a ferramenta do UOL Host em https://dominios.uol.com.br/indexb.html
uolhost
Como mostrado na imagem acima, basta digitar o domínio desejado, escolher entre as extensões disponíveis (deixe todas marcadas) e clicar em Procurar. Veja o resultado.
uolhost
Se eu tivesse o interesse em registrar um domínio com a palavra chave “novo uno” poderia registrar www.novouno.net, www.novouno.net.br ou www.novouno.tv , ainda poderia fazer uma pesquisa para procurar por esse domínio em outras extensões, mas para nosso exemplo essa pesquisa já serve.
Como visto no exemplo acima teríamos um domínio próprio com a nossa principal palavra chave nele. O próximo passo seria clicar em Adicionar e depois registrar o domínio para que outra pessoa não o faça. Esse é um ponto importante, assim que encontrar seu domínio, registre-o rapidamente, não perca tempo, ou pode também perder sua palavra chave.

E se não for possível registrar um domínio com a principal palavra chave?

Nesse caso você pode tentar outras palavras chave de seu nicho até encontrar um domínio disponível, ou pode partir para uma outra estratégia, a de criar sua marca, sem pensar no nicho e trabalhar muito com ela para torná-la conhecida.
O meu blog GF Soluções, por exemplo, não possui uma palavra chave relacionada a meu nicho no domínio, mas mesmo assim recebo em torno de 4.000 visitas diárias, grande parte proveniente dos mecanismos de busca. Isso me exige muito trabalho no momento de escrever os artigos, principalmente com os títulos e descrições dos mesmos.
Já aqui no DPP, consegui registrar um domínio próprio que está relacionado com minha principal palavra chave “criar blog”. Isso me ajuda muito, por exemplo, se você procurar no Google por Como criar um blog verá que ele aparecerá nas primeiras posições, em grande parte por ter a palavra chave no domínio.
Agora não perca tempo, defina seu domínio próprio e proceda o registro do mesmo rapidamente para não perder a palavra chave de seu nicho, ou faça como eu no GF Soluções e registre sua marca e trabalhe nela para que fique conhecida. Depois de registrar seu domínio basta direcioná-lo para seu blog hospedado no Blogger / Blogspot, veja no artigo abaixo como é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário