sábado, 7 de maio de 2011

Apresentando os feeds para os leitores do blog

 

Nesse post vou falar sobre feeds e o Feedburner. Eu considero os feeds uma ferramenta muito importante para o blogueiro, pois é uma maneira eficiente de fidelizar leitores para seus textos. O Blogger / Blogspot  já possui por padrão um feed para postagens e outro para comentários, mas vou ensinar a utilizar o Feedburner para esse fim, já que ele dá outras inúmeras ferramentas e opções, como por exemplo assinar os feeds para receber por e-mail.

 No GF Soluções escrevi uma série de cinco artigos ensinando como criar e configurar uma conta no Feedburner, por isso aqui eu vou pular esses passos e vou logo ao que interessa. O que irei fazer aqui no blog é colocar uma caixa para quem quiser assinar por e-mail e um link para quem quiser assinar pelo browser ou outro leitor de feeds do mercado.

Configurando os feeds do seu blog

O primeiro passo é ler os artigos no GF Soluções e depois “queimar” seus feeds. Depois acesse a aba Configurações – Site Feed e digite o endereço de seus feeds criados no Feedburner e clique em salvar configurações. Pronto o Blogger irá redirecionar seus feeds para o Feedburner.

Criando um link para os feeds

Agora vamos colocar links visíveis para que os leitores possam ver e utilizar esse feed criado. Copie o código do link do feed no Feedburner (Publicise – Chicket Chooser), abra um Gadget html/javascript e cole o código. Faça o mesmo procedimento para a assinatura por e-mail (Publicise – Email Subscripitions) copie o código e cole. Pronto agora você tem total controle sobre estatísticas com seus feeds e muito mais. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário